terça-feira, 27 de maio de 2008

Mensagem do Director de Curso

Comemoram-se este ano 10 anos sobre a criação do curso Bi-Etápico em Engenharia do Ambiente na Escola Superior Agrária de Coimbra, criado no ano lectivo de 1998-99 através da Portaria 413-E/98 de 17 de Julho e da Portaria 760/99 de 27 de Agosto.

Ao longo dos últimos dez anos, foi traçado e trilhado um caminho que teve como principal objectivo a dignificação da Escola e dos seus discentes, a aposta na investigação e desenvolvimento de novos percursos e soluções e o estabelecimento tanto quanto possível de uma relação de proximidade entre todos os intervenientes no processo educativo.

É chegado um tempo de comemoração e de reflexão. Ao longo de 10 anos, foram muitos os obstáculos ultrapassados. Assistimos a alterações profundas do contexto educacional em que estamos inseridos, e ao reforço da importância das questões ambientais e de desenvolvimento sustentável. Como em todos os percursos, algumas realizações ficaram aquém, outras muito além do esperado. A maioria dos indicadores externos por onde podemos avaliar a nossa performance, permitem-nos ter orgulho na estratégia seguida e no caminho palmilhado.

Além da celebração que se impõe, queremos que este seja um tempo de reencontro, de registo e de memória destes 10 anos de percurso, mas também um tempo de reflexão, para as quais convidamos todos os que ao longo deste período pertenceram a esta comunidade. Uma reflexão conjunta sobre o caminho já percorrido, uma análise da nossa situação actual, um perspectivar dos desafios emergentes e o traçar de novas rotas.

Cientes que a capacidade de trabalho e a qualidade do nosso ensino e investigação e desenvolvimento são cruciais não só para a afirmação do curso e dos alunos no mercado de trabalho, mas também no desenvolvimento de novas competências, abordagens e soluções da Engenharia do Ambiente para um mundo em mudança, vimos convidar toda a comunidade da ESAC, passada e presente para nos ajudar a celebrar e a reflectir nos dias 6 a 11 de Outubro de 2008.

A Comissão Organizadora efectuou um "brain storming", que resultou numa estrutura que é colocada à vossa apreciação. No entanto não é um processo fechado, pelo que pretendemos abrir um período para sugestões que possam enriquecer a nossa celebração e reflexão.


*António Dinis Ferreira

7 comentários:

Anónimo disse...

Boas Tardes, muito me deixa feliz que o meu curso, tenha atingido tão bonita idade. Se bem que a data dos primeiros inscritos no Curso Bi-Etápico de LEAM seja 1997-1998.

Ou seja embora o curso esteja reconhecido há apenas 10 anos pela portaria 760/99. A realidade é que faz 11 anos. E existe na comissão organizadora uma aluna que o pode comprovar, pois entrou no ano 1997-1998.

Por isso senhores engenheiros façam as contas e corrijam o erro...

Saudações Agrárias.

Anónimo disse...

Bom, a época especial de 2007/2008 só acaba em Dezembro de 2008.

Saudações Agrárias

António Dinis Ferreira disse...

Caros colegas:

Efectivamente o curso começou em 1997-1998. No entanto, quando começamos apensar a logística, verificámos que pelas mais variadas razões, seria impossível realizar o encontro até ao final de Julho de 2008.

Penso que face ao que pretendemos fazer, uma comemoração do trabalho efectuado e uma reflexão sobre o futuro, e sobretudo a confraternização entre todos os que trabalharam e estudaram no LEAM ao longo destes 10 anos, o atraso de 2 meses e alguns dias é um pecadilho facilmente desculpável.

Cheers,

António Dinis Ferreira

Anónimo disse...

é estranho que na comissao organizadora estejam apenas dois alunos que já concluiram e curiosamente dos dois primeiros anos de curso.... será que todos os outros não têm uma palavra a dizer e a fomentar a participaçao das pessoas do seu ano....?????

Espero também que esta comemoração sirva para a entrega FINALMENTE dos diplomas de conclusão de bacharel e licenciatura pois o dinheiro já lá vai e responsabilidades na entrega dos mesmo ZERO....

António Dinis Ferreira disse...

Caros colegas:

Numa primeira fase, optou-se por ter uma Comissão Organizadora restrita, por questões de operacionalidade. No entanto, nem a Comissão Organizadora está fechada, nem as formas de participação se esgotam na Comissão Organizadora.

Dou apenas dois exemplos:

1 - Decorrerão actividades paralelas, que podem ser propostas por actuais e antigos alunos, bem como actuais e antigos professores do LEAM. Por exemplo, estamos a pensar fazer uma exposição fotográfica dos 10 anos do LEAM. A pessoa que avançou com a ideia e que foi convidada a coloca-la em prática, fará parte da Comissão Organizadora. Nem poderia ser de outra forma. A participação na Comissão Organizadora não está de forma alguma fechada.

2 - A estrutura, que está em discussão, aceitando-se sugestões, foi pensada de forma a dar o maior relevo possível aos nossos alunos e ex-alunos. Assim, gostaríamos de convidar todos a apresentarem trabalhos nas sessões temáticas propostas. Além das intervenções mais de fundo dos alunos e ex-alunos, poderemos ter, caso entendam, um período para intervenções mais curtas.

Gostaria ainda de referir que estamos a tentar organizar a "Memória" dos 10 anos do LEAM. Esperamos editar um DVD com toda a informação pertinente, entre as quais, os resumos dos estágios efectuados.

Solicito, desde já que os interessados me enviem os resumos dos seus estágios, com referência do nome do autor, do título, do tipo de estágio e do ano em que o defenderam.

Caso estejam interessados, poderão fazer um resumo mais alargado, de 6 a 10 páginas. Neste caso a publicação terá o valor de uma publicação em acta de conferência nacional.

Por isso, vamos a ser proactivos e assertivos. O nome do LEAM também se constrói, e uma boa imagem só prestigia os nossos alunos e ex-alunos.

Cheers,

António Dinis Ferreira

Anónimo disse...

E se ao inves de andarem com estas coisas, trabalhassem de modo a que o curso fosse aceite pela ordem dos engenheiros....

Isso sim era uma boa comemoracao dos 10 anos do curso, uma bela prenda para os futuros, actuais e antigos alunos.

Anónimo disse...

Caro colega,
eu que estou nesta escola à 5 anos, tenho vindo a acompanhar a mudança de sistema de funcionamento para o tratado de Bolonha. Como tal, têm sido feito esforços no sentido de se obter alguma credibilidade perante a ordem dos engenheiros e com isto garantir a Acreditação. Como tal está em fase de implementação mestrados na área de Engenharia do Ambiente que, em parceria com a UA, poderemos obter o novo mestrado de bolonha e garantir a acreditação na ordem dos engenheiros. No entanto, a organização deste evento pretende lançar no último dia de conferências um debate aberto, no qual esperamos contar com a presença de elementos da ordem, para que nos esclarecer todas as questões. Aí sim, deverão colocar todas as vossas dúvidas e "lutar" pelo interesse que todos nós, inclusivé eu, sejamos aceites na Ordem.
Espero ver-vos por lá.

Saudações Agrárias
Marco Dias